Nossa história

HISTÓRICO DO COLÓQUIO INTERNACIONAL FRONTEIRAS ABERTAS
Este Colóquio se originou de um PROJETO CAPES COFECUB denominado RECONHECIMENTO, JUSTIÇA SOCIAL E DINÂMICAS IDENTITÁRIAS DE MULHERES MIGRANTES: UM ESTUDO COOPERATIVO BRASIL-FRANÇA, 2011-2015, coordenado pela Prof.ª Regina Andrade e Prof.ª Maria Inácia d’Ávila (in memoriam) que teve início entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a partir de seus PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL .
Os contatos internacionais com diversos Centros de Pesquisa provocaram nos pesquisadores a necessidade de nos reunirmos para decidir investimentos acadêmicos de natureza internacional.

EXPERIÊNCIA DE EVENTOS ANTERIORES
Já foram realizados 7 (sete) eventos concentrados sobre o significante das Fronteiras do Conhecimento Acadêmico.
2011 - O primeiro, que aconteceu em junho de 2011 no Rio de Janeiro, foi intitulado DESAFIOS PARA O RECONHECIMENTO NO ESTADO GLOBAL e foi realizado através do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ e do Programa de Pós-Graduação EICOS-UFRJ. Tivemos a presença de pesquisadores da França, Angola e dos Estados Unidos.
2012 - O segundo, denominado PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS, foi realizado em agosto de 2012, e o Projeto CAPES-COFECUB 2012-2015 foi discutido, entre a UERJ e a Université de Lille 3. Estiveram presentes quatro pesquisadores franceses. Convidamos pesquisadores Angolanos (2) da Índia (2) , Canadá (2) , México (1) e Estados Unidos (1).
2013 - O evento FRONTEIRAS E DIVERSIDADES CULTURAIS foi realizado na Universidade LAVAL na cidade de Quebec no Canada e as discussões foram em torno da Nanotecnologia. Este encontro foi todo patrocinado pela universidade do Canadá , bilhetes de avião e hospedagem para 10 pesquisadores cariocas. A Prof.ª Marie Helene Pariseau (LAVAL) convidou 10 pesquisadores brasileiros do Colóquio de 2012, e patrocinou este encontro. Em nossas avaliações esta meta que foi realizada foi a sempre sonhada por nós enquanto idealizadores deste evento.
2015 – Realizamos o IV Colóquio discutindo TERRITÓRIOS, DIÁLOGOS E CIDADANIA havendo uma conferência Magna com o Prof. Michel Mafessoli (FRANÇA) e outra do Prof. Francisco Jiménez Bautista- Instituto de la Paz y los conflitos (GRANADA – ESPANHA).
2016 - Realizado desta vez com a presidência da UERJ, o V Colóquio discutiu SAÚDE, TRABALHO E DESIGUALDADES E A NECESSIDADE DE SAÚDE FÍSICA OU MENTAL. Aqui já tínhamos o Projeto CAPES COFECUB 2017-2020 – Vidas Paralelas Migrantes entre a UNB Prof.ª Graça Hoefel e a-UERJ- Prof.ª Regina Andrade. Nosso convidado principal foi o Prof. Mauro Serapioni, pesquisador do Grupo do Prof. Boaventura dos Santos na Universidade do Porto – Portugal.
2018 - O VI Colóquio Internacional FRONTEIRAS ABERTAS PARA O SOCIAL: AMERICA
LATINA
, foi realizado em maio de 2018, tendo contado com pesquisadores de destaque como a Prof.ª Ana Maria Peçanha e Prof. Francisco Jiménez Bautista – Granada e do Prof. Francisco Sierra Caballero Presidente da CIESPAL e professores e pesquisadores brasileiros da UFRJ, Prof. Muniz Sodré que proferiu a Conferencia Magna de abertura do Colóquio e da UNB, Prof.ª Maria da Graça Hoefel.
2019 – O VII Colóquio Internacional FRONTEIRAS ABERTAS PARA A INCLUSÃO;
CONFLITO E PAZ
, foi realizado na UERJ em novembro de 2019 sob o patrocínio da UERJ e da FAPERJ. Contou com a presença do Prof. Francisco Jiménez Bautista, e foram convidados a Prof.ª Cibele Vaz de Macedo, Universidade Ibirapuera São Paulo e Augusto Conceição de Salvador Bahia e a Prof.ª Andreya Navarro responsável pela conferência sobre Direitos Humanos na Contemporaneidade.

Para o VIII 
Colóquio Internacional: FRONTEIRAS: MÚSICA, ARTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL (TOTALMENTE VIRTUAL).

Postagens mais visitadas

Imagem